♥ Cursos de Bolos de Pote, Decorados e Naked Cakes Online ♥

Curso de Bolos Decorados

Prepare-se, pois esse será o artigo mais completo que você irá ler sobre cursos de Bolos Decorados Artísticos, Naked Cakes (ou Bolos Pelados) e Bolos no Pote! Ele é um verdadeiro GUIA para você decidir sobre qual caminho quer trilhar nesse mundo tão versátil.

Como é um texto longo, para ficar mais fácil, você pode clicar nos tópicos dentro da caixa amarela logo abaixo, e ir direto para o tema que mais te interessa – ou você pode ler o artigo todo também, o que é o mais aconselhável para que você tenha uma visão geral mais completa. 😉

*À qualquer momento que quiser voltar à esse Índice, basta clicar no botão “Voltar ao Topo”, que está no canto inferior direto de sua tela.

Este artigo irá cobrir tudo o que você precisa saber para começar a aprender a fazer bolos decorados para vender, desde os mais simples, como aqueles “bolos da vovó”, até os mais elaborados e com técnicas mais avançadas.

“Bolos” é um assunto muito vasto, por isso, dificilmente você irá aprender tudo sobre bolos em um só curso. Por isso, neste artigo, selecionamos alguns cursos para você analisar, e escolher qual deles é o melhor para você neste momento. 

Todos que iniciam uma carreira com a venda de doces, começam pelo mais simples, até ganharem clientes, confiança, e serem reconhecidos. O próximo passo certamente é aperfeiçoar suas técnicas, para aumentar as vendas e tornar-se um profissional mais completo.

Geralmente, quem faz uma encomenda de brigadeiros e doces, acaba precisando de um bolo, e dependendo do caso, até os salgadinhos. 

Como Fazer Bolos Para Vender (1)

Imagine você, como cliente: você escolheria fazer o pedido com quem fizesse tudo o que você precisa, ou faria um pedido para quem faz doces, outro pedido para quem faz bolos, e um terceiro pedido para quem faz o salgado?

É claro que faria com quem resolve sua necessidade de uma vez só!

Por isso, é imprescindível que você se capacite ao máximo, desenvolvendo suas técnicas e habilidades a fim de conseguir atender à um público cada vez maior.

Se você ainda não possui conhecimento de como decorar um bolo, existem cursos de confeitaria e doces finos excelentes, que ensinam desde as técnicas básicas às avançadas de decoração de bolos. Você pode escolher fazer um por vez, de acordo com seu interesse  e necessidade.

Vamos começar então?

♥ Bolos no Pote Gourmet 

Curso de Bolo no Pote

Como Fazer Bolos de Pote? 

Bolos no Pote estão super na moda, sendo um dos mais pedidos em festas para serem presenteados como lembrancinhas personalizadas. É uma muito opção prática e ótima para inciantes em confeitaria, já que não requer conhecimento em técnicas avançadas. Dependendo de como você decora seu bolo, o resultado é apaixonante e impossível de resistir!

Os bolos nos potinhos são também uma maneira diferente e prática para transportar seus doces.

Muitas pessoas que vendem doces nas ruas, nas portas de colégios e faculdades estão usando essa estratégia para vender seus bolos em potes, pela praticidade no transporte. E como a aparência é diferenciada, isso atrai a curiosidade das pessoas e faz com que elas comprem muito mais.

O fato de o cliente poder ver o recheio do bolo só de olhar por fora do potinho, já aguça a imaginação e faz ele querer experimentar!

Curso Online e em Vídeo de Bolos no Pote Gourmet (clique aqui para conhecer)

Para aprender sobre o universo dos Bolos no Pote, procure por cursos especializados no tema para que você saiba de que maneira utilizar a criatividade para criar opções diferenciadas, e que irão se destacar da concorrência.

Geralmente, quem sabe fazer bolos, recheios e coberturas tradicionais saberá fazer um delicioso bolo no pote sem grandes dificuldades, mas para realmente se destacar e fazer disso um negócio lucrativo, é necessário inovar.

Por que não fazer cheesecake no pote? Ou então bolos no pote salgados, como por exemplo, cachorro-quente no pote ou até uma torta salgada no pote?

Bolos de Pote Diferentes

Não seja só mais uma pessoa que apenas intercala camadas de bolo num potinho. Inove. Pense nisso!

Neste curso, você irá ter acesso a mais de 40 videoaulas completas + 1 apostila digital, contendo todos os detalhes e receitas essenciais para o seu sucesso.

Conteúdo do Curso

  • Massas para o bolo de pote
  • Recheios, caldas e coberturas
  • Montagem
  • Receitas exclusivas
  • Produtos a utilizar
  • Como controlar a qualidade do seu produto
  • Embalagens
  • Regras de Higiene Pessoal
  • Dicas de vendas valiosas para quem tem vergonha
  • Onde vender
  • Como divulgar seus produtos
  • Dicas de fidelização do cliente
  • Armazenamento e transporte
  • Tudo sobre validade

Gostou da ideia? Então Clique aqui para conhecer o Curso de Bolos no Pote e comece ainda hoje a aprender a fazer essas delícias que estão super na moda, e que irão aumentar bastante seus lucros no final do mês.


♥ Naked Cakes e Drip Cakes

A outra nova grande tendência hoje são os naked cakes (traduzido para português, “bolos pelados”), que mesmo sem cobertura, chamam a atenção por seu acabamento rústico e lindo. Eles são vendidos em suas versões de tamanho normal e as charmosíssimas mini versões, com brigadeiros e outros docinhos enrolados em cima. Os naked cakes não vão sair de cena tão cedo, com toda a elegância e simplicidade que possuem.

O grande charme dos Naked Cakes, é que com eles você pode brincar com a imaginação e seduzir o cliente mostrando a quantidade generosa de recheio que o bolo oferece.

Não tem quem não goste, e hoje em dia, principalmente já é muito comum vê-los em festas de casamento. Veja:

Curso de Naked Cakes

Já os Drip Cakes são aquele bolos com coberturas que “escorrem” propositalmente nas laterais, dando uma linda aparência de gotas caindo. Esses bolos têm como características serem altos, coloridos, com uma cobertura lisa, um ganache escorrendo no topo e decoração com doces ou frutas na parte de cima. 

As crianças A-M-A-M os Drip Cakes, que podem ser feitos com cores bem vivas e decorações super divertidas, como na imagem abaixo. Mas nada impede que você faça uma versão super elegante pensando no público adulto também:

Drip Cakes

 

> Curso de Naked Cakes e Drip Cakes  – (clique aqui para conhecer)

Neste curso combinado de Naked Cake e Drip Cakes, com Isis Migueloni da Sucre en Ruge, você aprende as técnicas para que seu bolo fique perfeito, do início ao fim. É 100% online e em videoaulas.

Isis Migueloni, fundadora e Chef da Sucre En Rouge – Escola de Culinária de Presidente Prudente, é especialista em patisserie, doces e confeitaria. Formada em Gastronomia, passou por grandes casas em São Paulo e fora do país aprimorou seus conhecimentos na Lenôtre, uma das principais escolas de gastronomia de Paris, passando depois por Barcelona (Espanha) e Florença (Itália).

No curso você aprende todos os segredos de montagem que farão por exemplo, com que seu bolo não “desmorone”, e que fique retinho, além de dicas para fazer com que sua cobertura fique linda, com aquelas ondinhas perfeitas, de dar água na boca.

Conteúdo do Curso

  • 03 tipos de Naked Cakes – passo a passo completo para o Naked Cake Red Velvet, Naked Cake de Chocalate e Frutas Vermelhas e para o Semi-Naked ou Bolo Espatulado.
  • 03 tipos de Drip Cake – passo a passo completo para o Drip Cake Perfeito, com 3 tipos de cobertura, decoração e recheios diferentes, para você se aprimore com as mais novas tendências da Confeitaria Artística.

Além disso, aprende tudo sobre as massas, recheios e coberturas variadas para que possa conquistar os clientes mais exigentes.

Essa é uma ótima oportunidade para quem é inciante e ainda não tem muita prática com técnicas de confeitaria de bolos.

Veja a apresentação do curso no vídeo abaixo, e conheça um pouco do trabalho de Isis Migueloni, da Sucre en Rouge.

Adicione mais esta opção em seu cardápio para seu cliente, aumente muito suas vendas, e claro, seus lucros. Clique aqui para conhecer o Curso de Naked Cakes e Drip Cakes.


♥ Chantininho, Ice Buttercream e Glossy Buttercream

O que é Chantininho?

O “Chantininho” é uma cobertura deliciosa que combina chantilly, leite em pó, leite condensado e creme de leite. Ele é consistente, ideal para coberturas e recheios, e de tão delicioso, é possível até comê-lo de colher. Quem conhece o chantininho realmente se apaixona, pois além de seu sabor que agrada à todos, é ótimo para confeitar.

Quando se usa o chantininho, os formatos obtidos com os bicos de confeitar ganham altíssima definição e não derretem com a mesma facilidade que o chantilly tradicional. Além disso, desliza super bem e dá um acabamento maravilhoso aos bolos. Ele realmente é um dos queridinhos da confeitaria já há algum tempo.

Veja como a decoração com chantininho fica linda:

O que é chantininho

O que é o Glossy Buttercream?

Glossy Buttercream vem do inglês, onde:

Glossy = Brilhoso / Translúcido

Butter = Manteiga

Cream = Creme

Ou seja, é um creme de manteiga translúcido, brilhoso. Esse tipo de cobertura é muito utilizado na Confeitaria, sendo também uma das mais pedidas. Sua textura também deixa um acabamento super refinado no bolo.

Muitas pessoas possuem dificuldade em manipular o buttercream, pelo fato de no Brasil nosso clima ser quase sempre quente, e a cobertura acabar derretendo.

O Glossy Buttercream nasceu na Coréia através de uma criação de G.G.Cakraft, e agora conquistou todo o Brasil por trazer a solução ao problema do calor. Com ele, é possível criar flores lindas, coberturas brilhosas e perfeitas, bem mais resistentes ao calor do que um buttercream tradicional, o que é uma ótima notícia para os brasileiros. 

É perfeito para decorações, uso de bicos russos e modelagens com bicos especiais.

Veja alguns exemplos de como o trabalho fica lindo:

O que é Glossy buttercream

O que é o Ice Buttercream

Existem dezenas de variações para o creme de manteiga. O Ice Buttercream já é uma criação de Isis Migueloni, da Sucre en Rouge.

Como aprender a fazer Chantininho, Ice e Glossy Buttercream

Para quem quer aprender apenas as técnicas de decoração com bicos de confeitar, e saber tudo sobre as coberturas mais pedidas, como o chantininho, ice buttercream e glossy buttercream, conheça este curso, também ministrado por Isis Migueloni, da Sucre en Rouge.

São 18 aulas gravadas com o passo a passo completo do bolo, da massa e recheios.

Além disso, toda a decoração em bico com essas coberturas e confecção de flores lindas.

Veja algumas imagens dos bolos que você aprende nesse curso:

Curso de chantininho e buttercream
Também é em 100% vídeo e online, e ensina tudo sobre essas coberturas que são as “queridinhas” do momento.

Veja a apresentação do curso no vídeo abaixo, e conheça um pouco do trabalho de Isis Migueloni, da Sucre en Rouge.

Clique aqui para conhecer o Curso de Decoração de Bolos com Bicos usando Chantininho, Ice Buttercream e o Glossy Buttercream


♥ Bolos com Pasta Americana e Quinas Perfeitas

Como deixar o bolo reto e perfeito?

Nada arruina mais o visual de um bolo do que o fato de ele estar torto, à menos, é claro, que esta tenha sido a intenção.

Do contrário, não interessa o quanto você caprichou na massa, no recheio e na decoração, se o bolo não estiver totalmente reto, vai ser a primeira coisa a ser notada por todos.

A pasta americana esta cada vez mais sendo utilizada para cobrir bolos e deixá-los prontos para serem decorados. Porém, são necessários alguns cuidados para obter bons resultados e ter uma base perfeita para ser trabalhada.

Assim como uma tela em branco que precisa estar bem esticada na moldura, lisa e sem nenhum defeito para não interferir no resultado final, o bolo coberto com pasta deve também estar liso, reto e pronto para ser decorado, como mostra a imagem abaixo:

Como deixar o bolo reto

Para que os resultados acima sejam alcançados com sucesso, é necessário conhecimento e prática. Deixamos aqui a sugestão do Curso  “Quinas Perfeitas”, de Jaqueline França, que é Cake Designer, empresária e proprietária da Jaque’s Cakes.

Ela recebeu a certificação de PME (Professional Master of Education) em Pasta Americana, Flores de Açúcar e Glacê Real na Knightsbridge College em Londres. Atuando no mercado há mais de 10 anos, decidiu reunir seus conhecimentos neste curso em vídeo e online.

Neste curso, ela ensina como deixar o bolo perfeito por fora e delicioso por dentro, bem molhadinho e recheado como os brasileiros gostam.

Esse ponto é muito importante a ser considerado, pois muitas das técnicas de decoração com pasta americana trazem na bagagem a cultura dos Estados Unidos (daí o nome “pasta americana”), que geralmente utiliza bases de massas bem secas e densas para facilitar a modelagem.

Porém, esse tipo de bolo não agrada ao nosso paladar, e a Jaqueline soube adaptar perfeitamente as técnicas à nossa cultura.

> Conteúdo do Curso Quinas Perfeitas

Uma das técnicas que constam nesse curso, é a da “Pré-Cobertura com Ganche”, ou o “ganacheado”, que será a base para que seu bolo permaneça retinho e firme.

Além desta técnica é ensinado também todo o processo de como montar e rechear o bolo, assim como finalizá-lo com a pasta americana.

Outro ponto interessante desse curso são os bônus oferecidos:

Curso de Bolo Pasta Americana

  • Videoaula de Decoração Básica
  • Videoaula de Montagem Bolos de Andares
  • Tabela de Cálculo de Porções de Bolo e Corte (exemplo na imagem acima)
  • Tabela de Cálculo de Quantidade de Pasta Americana Para Cobrir o Bolo
  • Tudo sobre Transporte de Bolos
  • Grupo Exclusivo para Alunos no Facebook e no WhatsApp
  • Videoaula de Modelagem Casal de Noivinhos – esse é um dos bônus mais valiosos, pois ela é realmente uma expert em modelagem e sabe como criar coisas lindas!

Veja a apresentação do Curso no vídeo abaixo:

Se você se interessou pelo Curso Quinas Perfeitas com Jaqueline França, basta clicar aqui.


♥ Bolos de casamento completos com andares e confecção de flores diversas

Bolos de Casamento

Ainda na linha de bolos decorados com pasta americana, também existe o trabalho excelente do Cake Designer Lucas Piubelli, que também ministra um Curso Online de Bolos Decorados super completo.

>Conteúdo do Curso de Bolos Decorados com Lucas Piubelli:

  • Como Preparar as Massas dos Bolos
  • Recheios Especiais
  • Como Fazer uma Calda Básica
  • Como Fazer o Glacê Mármore
  • Pasta Americana Para Flores
  • Técnicas Secretas de Decoração
  • Como Colorir Pastas e os Tipos de Corantes
  • Como Montar e Rechear um Bolo do Zero
  • “Blindagem” do Bolo com Ganache
  • Aplicação do Glacê Mármore
  • Como Cobrir e Alisar o Bolo
  • Como Fazer uma Estrutura Correta para Bolos Com Andares
  • Decoração de Bolo de Casamento Completo (Folhas, Rosas e Drapeados Texturizados)
  • Decoração de Bolo Infantil (Modelagem de Bebê, Confecção de Laços e Mini-Flores)

Lucas Piubelli é um cake designer muito respeitado na área da Confeitaria, já tendo participado de muitos programas culinários famosos.

Possui um canal no Youtube onde compartilha vídeos de técnicas de confeitaria com seus mais de 45 mil seguidores, e foi vencedor do reality show “A Batalha dos Confeiteiros” da América Latina, apresentado por ninguém menos do que Buddy Valastro – o Cake Boss.

Conheça um pouco mais do trabalho dele, assistindo esse vídeo abaixo, onde ele ensina a fazer o verdadeiro Red Velvet. Você verá que ele explica tudo em detalhes e com muita simplicidade. E é assim que ele conduz o curso também:

Tanto o Curso de Bolos dele como o da Jaqueline França certamente te darão a base necessária para se trabalhar com Bolos Decorados e Pasta Americana de forma profissional.

Fica à sua escolha examinar dentre os dois, qual atende melhor ao que você quer aprender e focar. Ou ainda, você pode fazer um seguido do outro. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Se você se interessou pelo Curso de Bolos Decorados com Lucas Piubelli, basta clicar aqui.


♥ Bolos Decorados Tradicionais

Curso de Bolos Decorados

Bolo bonito não é só de pasta americana!

Se você ainda não quer começar a trabalhar com pasta americana, você pode iniciar sua jornada dos Bolos Decorados aprendendo técnicas mais simples.

Mas não subestime: as técnicas podem até ser mais simples, mas no final das contas, a grande maioria de pedidos que você irá receber para bolos de aniversário, será exatamente para essas opções mais tradicionais.

Por mais que as pessoas achem lindo bolo de pasta americana, pelo fato de possuir um custo um pouco mais alto, por vezes acabam encomendando o mais acessível.

Por isso, para quem ainda está começando, uma boa alternativa para se ganhar no volume, é começar aprendendo a fazer bolos mais tradicionais e simples, uma vez que grande parte dos pedidos será para esse tipo de bolo.

> Curso “Bolos na Prática” com Laurita Tortas

Para aprender a fazer bolos decorados tradicionais, recomendamos este curso aqui, online e em videoaulas, ministrado pela chef confeiteira e empresária Laurita Nunes, também proprietária da doceria Laurita Tortas.

Veja alguns dos sabores de bolos que você aprenderá no curso:

  • Bolo Sensação
  • Bolo Mousse de Chocolate
  • Bolo Prestígio
  • Bolo de Maracujá
  • Torta Mineira
  • Bolo Ferrero Rocher
  • Bolo de Limão
  • Bolo Floresta Branca
  • Bolo Floresta Negra
  • Bolo de Chiffon
  • Bolo de Morango

…e muito mais – são mais de 100 videoaulas.

Ministrado por Laurita Nunes, confeiteira, empresária e proprietária da marca Laurita Tortas, é um curso super completo.

Nele você aprenderá passo a passo, tudo o que precisa para começar a fazer bolos decorados. Mesmo para quem não possui experiência em confeitaria, esse curso é indicado, pois explica as técnicas numa didática simples e prática para que todos acompanhem.

Ele cobre tudo sobre os bolos decorados mais pedidos nas festas.

Se interessou pelo curso? Então clique aqui para conhecer o curso Bolos na Prática, e veja todos os sabores de bolos e tortas deliciosos que você irá aprender lá.


♥ Bolos Caseiros da Vovó 

Bolos Caseiros da Vovó

Quem não ama aquele cheirinho de bolo assando na casa?

Muitos de nós, quando sentimos esse perfume, automaticamente somo “transportados” para uma época deliciosa da nossa infância, quando nossas avós preparavam um delicioso bolinho de fubá ou de laranja para tomar no café da tarde, não é verdade?

Se você se reconheceu nessa cena descrita acima, saiba que não é uma coincidência. Muitas pessoas possuem essa lembrança gostosa. Daí, nasce mais uma oportunidade para você que ainda não possui muita experiência na confeitaria, mas sabe ao menos fazer um bolo simples!

Bolo é um produto da confeitaria que pode estar presente na mesa praticamente todos os dias, seja para um lanchinho da tarde, seja para um coffee break (eventos corporativos) ou para uma festa.

Infelizmente, hoje em dia encontramos muitos bolos sendo vendidos com a aparência de bolo da vovó, mas foram feitos a partir de pré-misturas industrailizadas, perdendo com isso exatamente o mais esperado desse produto: aquele gostinho caseiro, “da vovó”.

É possível portanto, aproveitar essa oportunidade para oferecer à quem procura por esse tipo de produto, uma versão autêntica caseira desses bolos, e em alguns casos até adicionando um toque de sofisticação, porém à custos baixíssimos.

Além do baixo custo e alto retorno, para se fazer bolos caseiros, os utensílios e equipamentos necessários são simples, e na maioria das vezes você já até os possui em casa.

Da mesma forma, os ingredientes também são fáceis de encontrar. Portanto, não há necessidade de se fazer um alto investimento para começar.

A Grande Fatia das Franquias

Casa de Bolos - Bolos da Vovó

Tamanha é a oportunidade de negócio em um produto tão simples (e tão rentável), que hoje existem franquias apenas desse nicho, como a “Casa de Bolos” e a “Bolos da Vovó”.

Lembre-se que antes de uma franquia ser iniciada, muita pesquisa é feita para descobrir se o negócio é realmente viável e rentável. Ambas as franquias mencionadas já possuem mais de 10 anos de existência, e continuam crescendo.

A “Casa de Bolos” já possui mais de 321 franquias distribuídas por todo o Brasil. Então, se você precisava de uma prova de que bolos caseiros são uma boa alternativa, aqui está ela.

200% de Lucro com Bolos da Vovó

Isso mesmo. Pelo fato de ser um produto simples, e como já mencionado, de matéria prima acessível, o retorno pode chegar à impressionantes 200% de lucro.

Isso é ótimo pois te dará uma margem bem “folgada” para se trabalhar com promoções e descontos ao seu cliente sem sair no prejuízo.

Dê uma olhada:

  • Preço médio – unidade: R$ 15,00
  • Custo médio – unidade: R$ 5,00
  • Lucro – unidade: R$ 10,00 ou 200%

Aposte na Simplicdade

Hoje em dia, as pessoas sentem falta da simplicidade do passado. Já percebeu que tudo o que remete ao simples, ironicamente hoje, em tempos modernos, é muito valorizado?

Como Aprender?

Quanto às receitas, técnicas de preparo, materiais e ingredientes, sugerimos que você dê uma olhada neste curso de Bolos da Vovó com a Chef Ana Sílvia Valadão – clique aqui para conhecer.

É um curso com 11 videoaulas, que inclui também uma a apostila. Nele, além das receitas, você também aprende sobre a funcionalidade do fermento, sugestões de quais ingredientes usar, informações sobre cada ingrediente, modo de preparo detalhado, e segredos de 15 anos de experiência da Chef Ana Silvia.

Ana Silvia Valadão é formada em Administração de Empresas e pós graduada em Gestão Gastronômica. Fez curso no INBP em Ruen na França e ficou entre os 10 finalistas do concurso Gran Chef Patissier. Também foi campeã do reality show de confeitaria “Que Seja Doce” em 2016 e ficou em 3º lugar no concurso Bombons Recheados do Hall da Fama. Finalmente, chegou em 1º lugar no concurso “Desafio dos Cupcakes” na Revista Padaria 2000.

Portanto, vale a pena o investimentopara quem quer começar acriar bolos simples, caseiros, mas com técnicas ensinadas por uma verdeira expert em confeitaria.

Se interessou pelo curso? Então clique aqui para conhecer o curso de Bolos da Vovó com a Chef Ana Sílvia Valadão.


Mas será que vender bolos realmente gera lucros?

Separamos aqui, uma história muito interessante de duas irmãs que iniciaram um negócio simples, vendendo bolos no pote em casa mesmo, como sempre incentivamos aos nossos leitores, e veja só no que deu:

Bolos No Pote - História de Sucesso - Irmãs
“Irmãs investem R$ 300,00 em bolos de pote e geram cerca de R$ 2 mil reais por semana”.
(leia a reportagem aqui)

Ou seja, o investimento é baixíssimo, e o potencial de lucros é gigante!

Investimento x Retorno

Mariana Borges de Paiva contou que o negócio começou com apenas R$ 300,00, uma batedeira emprestada e uma cozinha não utilizada na casa dos pais delas. “Desde o primeiro pote, que já queríamos que fosse personalizado, pensamos no nome e na logomarca. 

Na sequência, definimos as receitas que são um mix de família e criações nossas. Após uma semana de planejamento inicial (compras e confecção dos adesivos, definição dos sabores, escolha do nome da empresa), no dia 31 de janeiro fizemos as primeiras receitas e postamos no Instagram. A ‘La Divine Gâteau’ nasceu assim e, desde então, não paramos mais de fazer bolo”, expôs.

Por isso, faça dos bolos, sejam eles no pote ou não, sua grande oportunidade de sucesso!

Diversifique sua oferta!

Não páre somente na confecção de bolos!  Venda doces individualmente também, e aproveite nossas dicas dos outros artigos do site!

Ou ainda, caso já trabalhe com bolos decorados, ainda sim, oferecer opções de diversificação como cupcakes, chocolates e docinhos finos como o brigadeiro gourmet, são ótimas pedidas.

⇒ Resumo dos Cursos Indicados Neste Artigo

Escolha uma das opções acima e comece sua jornada. As opções são infinitas, então basta escolher a que melhor se adequa ao seu objetivo e ao seu bolso no momento.

Boa sorte!

Por Ideias Que Lucram

♥ Cursos de Bolos de Pote, Decorados e Naked Cakes Online ♥
5 (99.81%) 313 votes

9 Resultados

  1. valquiria india souza de moraes disse:

    Como posso fazer a inscriçao e qual o valor?

  2. Ana Paula Bellafronte disse:

    Como que faço para iniciar esse curso de Bolo no pote?

  3. disse:

    Estou muito interessada em fazer, vou iniciar neste setor.

  4. Ana Lucia Cardoso Arns disse:

    Como faz para adquirir esse curso !?

  5. clebia melo disse:

    Muito bom esses cursos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo